As cordas são as responsáveis por produzir o som ao vibrar, e a escolha correta pode influenciar diretamente na sonoridade, durabilidade e tocabilidade do seu instrumento. Violões podem ter dois tipos de encordoamentos: o de aço e o de nylon. Por isso, hoje vamos falar sobre o encordoamento de nylon para o violão.
Entendendo o encordoamento de violão de nylon
As cordas do violão, tanto as de nylon quanto as de aço, sempre apresentam uma diferença comum: as três primeiras cordas são diferentes das três últimas. As três primas de nylon têm uma aparência semelhante às linhas de pescar, ou mesmo ao nylon que você encontra vendido em rolos em bazares ou ferragens. Reza a lenda que um amigo meu uma vez colocou uma linha de pescar no seu violão, já que uma corda lhe faltava. Não ouvi como ficou o som, nem sei se é fato ou fake… kkk
Mas o fato é que elas são parecidas mesmo. Já as três cordas de cima, os bordões, são muito parecidas com os bordões de aço. Acontece que elas são feitas de vários fiozinhos de nylon, revestidos por um fio de aço enrolado em volta deles.
Trocando o encordoamento de violão de nylon: um passo a passo
Trocar o encordoamento de violão de nylon é uma tarefa simples, que você pode realizar em casa. Comece soltando as cordas antigas… Aliás, eu já ouvi dizer que o ideal nessa hora é trocá-las uma de cada vez, para não deixar o braço do instrumento totalmente sem a tensão das cordas… E isso é verdade? Não sei. Vale a pena pesquisar. Quando eu descobrir, eu falo aqui.
Alguns encordoamentos de violão nylon vêm com uma bolinha em uma das pontas, para ser presa ao cavalete. Outros não têm essa bolinha, e você precisará dar um nó no cavalete. Fazer esse nó ficar elegante no seu violão é questão de prática. Mas também não se trata de um nó de gravata… Então, não se preocupe tanto com isso. Cuide apenas que elas fiquem firmes, para que não escapem enquanto você toca.
Além disso, na embalagem das cordas novas costuma vir uma marcação de cores, indicando qual cor é de cada corda. Isso é muito interessante especialmente para iniciantes, para você não correr o risco de colocar uma corda no lugar errado e só depois perceber e ter de tirar de novo…
Dicas para manter o encordoamento de violão de nylon em ótimas condições
Para prolongar a vida útil do seu encordoamento de violão de nylon e garantir um som sempre afinado, siga algumas dicas:
- Limpe as cordas regularmente: utilize um pano macio e seco para remover a sujeira e o suor das cordas após tocar.
- Evite expor o violão a variações de temperatura e umidade: mudanças bruscas de temperatura e umidade podem afetar a tensão das cordas e causar desafinação. Além disso, tocar seu violão exposto a um sol muito quente também não é recomendável.
- Armazene o violão em um local adequado: utilize uma capa para proteger o violão da poeira e da luz solar.
Marcas e modelos
Existem diversas marcas de encordoamento de violão de nylon disponíveis no mercado, cada uma com suas características e preços. Assim, algumas das marcas mais populares são Savarez, Giannini, D’Addario, La Bella e Aquila. Ao escolher um conjunto de cordas, leve em consideração o seu estilo musical, o seu nível de experiência e o seu orçamento. Eu costumo recomendar a meus alunos que usem as cordas da linha Canário da Giannini. Não porque eu receba algum patrocínio por isso, mas são cordas simples e de preço baixo. Não recomendo que você invista em cordas muito caras enquanto ainda é iniciante, pois isso seria um gasto desnecessário.
Por fim, ao escolher as cordas ideais e seguir as dicas de manutenção, você prolongará a vida útil do seu instrumento e poderá desfrutar de um som impecável por muito tempo. Saiba mais sobre como aprender violão neste artigo. E, se ficou com alguma dúvida, fique à vontade para me perguntar. Um beijo na testa.